Lua_ +
  jardim do eden jeito e talento       jeito e talento revista digital
                 
                 
 
DICAS JEITO E TALENTO
  DICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
 
ENSINO, APRENDIZAGEM, DICAS, EDUCAÇÃO, ESTUDOS, JOGOS, EDUCATIVOS, ESCOLA, COLÉGIO...

menu dicas A IMPORTÂNCIA DE UM SEGUNDO IDIOMA EM SUA VIDADÚVIDAS QUANTO AO GÊNERO DAS PALAVRASDICAS PARA PASSAR NO VESTIBULARCOMO MONTAR UMA MAQUETEA IMPORTÂNCIA DAS REGRASCOMO ESTUDAR BEMOS BENEFÍCIOS DOS JOGOS EDUCATIVOSREPETÊNCIA ESCOLAR - UMA BOMBA NA FAMÍLIA!

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
05 - A IMPORTÂNCIA DAS REGRAS GG Materiais
Sorvetes Zeti
 

 

Os pais e educadores estão sempre se questionando sobre as regras. Devemos fazer regras em nossa casa, nas salas de aula ou em outros ambientes? Quais regras precisam ser estabelecidas? Como elas devem ser feitas? Quais os castigos que podem ser usados? E os que não devem ser aplicados? O que acontece se não fizermos regras? O que acontece quando não cumprimos as regras por nós estabelecidas? Adianta ameaçar? Podemos premiar o bom comportamento? Enfim, são muitas as questões que nos preocupam como educadores.

Em primeiro lugar, devemos considerar a importância de estabelecer regras em nossa relação com nossos filhos ou alunos. Sim, devemos estabelecer regras. Elas devem ser criadas para permitir um relacionamento adequado entre os membros da família, respeitoso em relação aos valores e hábitos daqueles que convivem em um determinado lugar. Deve-se, em linhas gerais, buscar o estabelecimento de poucas regras, que sejam flexíveis e realmente possam ser cumpridas.

Os pais não devem estabelecer regras excessivas, rígidas e difíceis de serem cumpridas. Quando os pais ou professores criam muitas regras, os filhos ou alunos, por saturação, deixam de prestar atenção a grande parte delas, ignorando-as e burlando-as. Quando as regras são difíceis de serem cumpridas, porque são muito rígidas, a chance de que sejam desrespeitadas aumenta, e a possibilidade de os pais ou professores permitirem seu descumprimento é grande. Raramente uma criança atinge os critérios rígidos estabelecidos pelos pais ou professores nas primeiras tentativas. Portanto, a chance de fracasso é muito grande, gerando desapontamento para ambas as partes. É mais vantajoso para todos que se inicie gradualmente a implantação de uma regra nova.

Vejamos. Se uma mãe deseja que o filho junte os brinquedos da sala, ela poderá iniciar o treinamento da seguinte forma: no princípio ela irá ajuda-lo mostrando como fazer, elogiando o seu desempenho e incentivando-o a colocar os brinquedos no lugar certo. Estes primeiros passos devem ser dados muito cedo, quando a criança ainda é pequena, entre dois ou três anos. A mãe deve pegar na mãozinha da criança e coloca-la sobre o brinquedo apreendendo-o. Neste momento a mãe deve dizer, sorrindo, que está contente, que ele(a) está indo muito bem. Gradualmente, a mãe deve deixar de ajudar a guardar os brinquedos, apenas orientando e elogiando o filho ao final da tarefa, até que o comportamento esteja bem estabelecido. Desta forma a criança aprende a regra, passo a passo, e se sente capaz de executar o pedido da mãe.

Por outro lado, se a mãe diz “arrume seu quarto, junte os brinquedos, faça a tarefa, penteie os cabelos, corte as unhas” etc., para uma criança que não executa nenhuma destas atividades, a chance de fracasso é enorme. Diante de muitas tarefas para as quais não foi preparado convenientemente o filho procura se esquivar de todas ou tenta manipular a mãe emocionalmente. Esta manipulação tem o objetivo de provocar pena no educador, facilitando o desrespeito à regra estabelecida. Em geral, para se livrar da “choromingação” os pais descumprem as regras, “esquecem” que deram uma ordem e deixam a criança “em paz”.

Pais Presentes pais Ausentes – Regras e Limites
Paula Inez Cunha Gomide


Colaboração: Objetivo Santa Cruz das Palmeiras

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas "REGRAS PARA USAR S, SS, Z, X, Ç;, CH, G e J_dicas jt"  
  "AQUÁRIO DE SÃO PAULO - O 1º AQUÁRIO TEMÁTICO DA AMÉRICA LATINA_curiosidades jt" Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  "...Sorvetes Zeti = sorveteria, potes, picolés e sorvetes = Sorvetes Zeti..."  
 
06 - OS BENEFÍCIOS DOS JOGOS EDUCATIVOS Eletroserv
Cerquetani e Viella
 

 

"Os jogos e desafios educativos são uma maneira muito eficaz de transformar aprendizagem em diversão. Uma criança que resiste a abordagens educativas pode aceitar a aprendizagem através de jogos e desafios educativos. Adultos podem continuar aprendendo durante toda a vida, desafiando a si mesmos com jogos educativos que ampliam a sua mente.

• Mesmo as crianças mais novinhas podem beneficiar-se dos jogos e desafios educativos. Jogos e desafios em madeira, cortados em formas, podem ensinar as crianças sobre formas e cores. Muitas vezes estes jogos e desafios têm seguradores sobre as peças, que permitem aos menorzinhos manusearem facilmente estas peças.

Além disso, os desafios em que as diferentes formas devem ser identificadas e separadas são muito adequados para os menores. Os mais simples têm apenas quadrados, círculos e triângulos. Classificadores mais complicados têm formas adicionais, tais como losangos e hexágonos, para desafiar um pouco mais as crianças pequenas.

Além de ensinar formas e cores, estes jogos e desafios educativos iniciais beneficiam as crianças pequenas ajudando a desenvolver suas habilidades motoras.

• À medida que as crianças menores crescem, podem passar para jogos de madeira mais desafiadores, como os que ensinam o alfabeto, os números ou os estados. Há também muitos jogos feitos de papelão resistente, que alcançam os mesmos objetivos.

Outro tipo de jogo que é benéfico para crianças que estão começando a andar (e, portanto, já têm uma certa maturidade motora e neurológica), pré-escolares e crianças nas duas primeiras séries são os jogos em blocos (de madeira, plástico, espuma). Há jogos que desafiam as crianças a copiarem um desenho que está em um cartão; requerem que a criança utilize habilidades de resolução de problemas.

• Depois que as crianças aprendem a ler, a variedade de jogos educativos realmente se expande. Desafios de palavras cruzadas, labirintos, caça-palavras, anagramas, desafios mentais, todos podem ser utilizados para tornar a aprendizagem divertida para os alunos.

Os jogos tradicionais tornam-se mais desafiadoras nessa idade, também. Os jogos em 3-D possibilitam aos participantes recriarem prédios históricos como a igreja de Notre Dame, ou a Torre Eiffel.

Desafios como o Cubo Mágico (ou Cubo de Rubik), antigos jogos de madeira em que é fácil separar as peças mas muito difícil reuni-las novamente, jogos em que há peças de metal interpostas entre as de madeira, e outros, podem enriquecer o raciocínio espacial, o pensamento crítico e as habilidades matemáticas. Podem, também, ensinar artes e o valor da paciência e da determinação.

Jogos e desafios educativos não são apenas para crianças. Os adultos podem aprender com muitos dos mesmos jogos e desafios que enriquecem a experiência de crianças mais velhas. Palavras cruzadas, jogos e desafios lógicos, todos podem proporcionar aos adultos um desafio estimulante. Só porque já concluímos a educação formal, não significa que nós, adultos, não podemos exercitar a nossa mente.

• Incentive todos na família a jogarem com desafios educativos, definindo uma noite de jogos em família, onde todos resolvem desafios juntos. Deixe as crianças pequenas participarem, mesmo se não são capazes de resolverem os jogos. Coloque-as para jogar com uma criança mais velha ou adulto, que podem ajudá-los.

Cuidados:

Só dê a crianças abaixo de três anos jogos educativos que sejam seguros para elas. Não deve haver peças pequenas que possam engolir, ou que possam asfixiá-las."

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas "PATINAÇÃO SOBRE RODAS_fotos jt"  
  "DESENHOS E PINTURAS 3D_fotos jt" Especial Jeito e Talento - Futebol  
  "...Motel Island = motel, suítes e apartamentos = Motel Island..."  
 
07 - DICAS PARA PASSAR NO VESTIBULAR Ao Ganha Pouco
Álamo Imóveis
 

 

"


"
Durante o Ano de Estudos

Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares.

Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade.

Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça legal para os estudos. Praticar algum tipo de esporte também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.

Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e seus autores.

Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos vestibulares.

Não deixe dúvidas passar em branco. Leve as para seu professor para esclarecê-las, pois elas poderão aparecer na prova.

Se você está no Ensino Médio ou no cursinho, estude a matéria em casa no mesmo dia que você teve na escola. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.

Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores do colégio ou cursinho.

Pegue questões e respostas dos vestibulares dos últimos 3 anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de prova.

Procure fazer o ENEM, pois ele conta pontos para muitos vestibulares.

Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares.

Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem maiores chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões.

Dias Antes da Prova

Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros.

Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.

Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranqüilidade.

Faça uma visita ao local de prova para ir se familiarizando com a região. Trace um plano de como chegar ao local. Lembre-se que muitos vestibulares são extremamente rigorosos com relação ao horário de entrada dos vestibulandos. Chegar atrasado pode significar a perda da prova.

Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia da prova.

No dia e no momento da Prova

Procure chegar no local da prova com uma hora de antecedência. Caso ocorra algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.

Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Não coma coisas que você não tenha por hábito comer para evitar problemas digestivos no momento da prova.

Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água).

Procure fazer a prova com calma e concentração.

Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.

Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.

Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.

Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos."

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

frases jeito e talento

 
  "MENSAGENS PARA BAILE DE 15 ANOS_frases jt"  
  "O QUE LEVAR EM UMA PEREGRINAÇÃO LONGA_dicas jt"  
  "...Álamo Contábil = consultoria empresarial = Álamo Contábil..."  
 
08 - DÚVIDAS QUANTO AO GÊNERO DAS PALAVRAS Estação 446
Studio Mister Ladies
 

 

"Gênero do substantivo

Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino.

Em geral, para formar o feminino, troca-se o o por a, ou acrescenta-se a vogal a no final da palavra masculina.

Exemplo: portugues – portuguesa

Mas em alguns casos o substantivo feminino é totalmente diferente do masculino.

Exemplo: homem – mulher

Quando o substantivo tem a mesma forma para o masculino e o feminino, a mudança se dá pelas palavras que acompanham o substantivo.

Exemplo: O motorista - a motorista, Meu colega - minha colega Mas há, também tem substantivos que têm um só gênero tanto para o masculino como para o feminino.

Exemplo: A criança – masculino e feminino

O indivíduo – masculino ou feminino

A vítima – masculino ou feminino



Mas há palavras de uso comum que nos deixam em dúvida.


Abade ------------------------ Abadessa
Advogado ------------------- Advogada
Afegão ----------------------- Afegã
Ajudante --------------------- Ajudanta
Alcaide (prefeito) ----------- Alcaidessa (prefeita)
Aldeão ------------------------ Aldeã
Alfaiate ----------------------- Alfaiata, modista
Anfitrião --------------------- Anfitriã , anfitrioa
Aprendiz --------------------- Aprendiza
Ateu --------------------------- Atéia
Ator --------------------------- Atriz
Aviador ---------------------- Aviadora , aviatriz
Barão ------------------------- Baroneza
Bispo ------------------------- Episcopisa
Bretão ------------------------ Bretã, bretoa
Canhoto ---------------------- Canhota
Cantor ------------------------ Cantora, cantatriz
Cavalheiro ------------------- Dama (espécies em extinção)
Chefe ------------------------- Chefa
Comediante ----------------- Comedianta
Compadre ------------------- Comadre
Cru ---------------------------- Crua
Dançarino ------------------- Dançarina, dançatriz
Druída ------------------------ Druidisa
Embaixador ----------------- Embaixatriz
Etíope ------------------------- Etiopisa
Filhote ------------------------ Filhota
Folião ------------------------- Foliona
Frade ------------------------- Freira
Frei ---------------------------- Sóror
Hóspede --------------------- Hóspeda
Ilhéu -------------------------- Ilhoa
Jóquei ------------------------ Joqueta , Joqueza
Ladrão ------------------------ Ladra
Mamão ----------------------- Mamoa
Manicuro -------------------- Manicura
Marquês --------------------- Marqueza
Mau --------------------------- Má
Mestre ----------------------- Mestra
Monge ------------------------ Monja
Oficial ------------------------- Oficiala
Padrasto ---------------------- Madrasta
Papa --------------------------- Papisa, papesa
Parente ----------------------- Parenta
Perito ------------------------- Perita
Profeta ----------------------- Profetisa
Rabino ------------------------ Rabinisa
Rajá --------------------------- Rani
Sacerdote -------------------- Sacerdotisa
Servidor ---------------------- Servidora
Tabelião ---------------------- Tabelioa
Tutor -------------------------- Tutora
Valentão ---------------------- Valentona
Vão (inutil) ----------------- Vã
Vilão -------------------------- Vilã
Visconde --------------------- Viscondessa
Zombador -------------------- Zombadora

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal "FRASES ENGRAÇADAS_piadas jt"  
  "QUAIS SÃO OS ESTILOS DE DECORAÇÃO_curiosidades jt" Especial Jeito e Talento - Futebol  
  "...Portal Jeito e Talento = variedades - informação = Portal Jeito e Talento..."  
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
DICAS (JT)

DICAS (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. DICAS    
  PÁGINAS << 01 ... 01 01 02 ... 02 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu curiosidades COMO SURGIU O TEATRO DE FANTOCHESA HISTÓRIA DO CARNAVALO QUE É SAMBA-ENREDO E COMO SURGIUO TEATRO NO MUNDOLENDAS E MITOS MARANHENSESMITOS JAPONÊS, HINDU E CHINÊSMITOS E LENDAS DO BRASILO SIGNIFICADO DE MITOLOGIAQUANTO CUSTA PARA SER RAINHA DE ESCOLAS DE SAMBA?QUESITOS DAS ESCOLAS DE SAMBAA HISTÓRIA DO REI MOMOO QUE É FANTOCHEO CARNAVAL NO BRASILCARNAVAL E SUAS ORIGENSA ORIGEM DO CARNAVALCOMO SURGIU A MÁSCARA DE CARNAVALA ORIGEM DAS FANTASIAS DE CARNAVALO QUE É PASSISTA DE ESCOLA DE SAMBA?FOFÃO - O SÍMBOLO DO FOLCLORE MARANHENSEOS BONECOS DE OLINDAPOVOS INDÍGENAS DO BRASIL

"www.anuncios.jeitoetalento.com" __________ PORTAL __________ "www.anuncios.jeitoetalento.com"
Multti Paper
Estação 446
Marmoraria Padre Donizetti.
Arquiteto Sérgio Barbin
Laxa Advogado
Cerâmica Santa Rosa
"__www.jmseguros.jeitoetalento.com__" BUSCA (JT) "__www.belintima.jeitoetalento.com"
Loading